Como posso saber quando um sistema serve para minha empresa?
Falando sinceramente, você dificilmente terá
certeza disso. Embora pareça algo indesejado, é assim
mesmo. Sabemos disso porque acompanhamos os nossos clientes e os negócios
que são realizados pelos concorrentes, há mais de 35 anos.
A "certeza" é um processo complexo,
caro e demorado e, por isso, o próprio comprador abre mão
e não se importa que o vendedor também o faça.
Há muitos casos em que até impede que o vendedor faça
uma venda mais técnica e cuidadosa. Na maioria das vezes a empresa
está sempre com pressa ao comprar e poucos são aqueles
que se dispõem a analisar com profundidade suas necessidades
para declará-las ao fornecedor.
Não saber o que realmente precisa é
um grande empecilho para saber o que procurar.
Além disso, há uma
grande dificuldade para comparar como sistemas diferentes atendem o
conjunto total das necessidades. Uma empresa média possui centenas
de atividades.
Outro fator que deixa a situação mais
complexa é a seleção que se faz dos fornecedores.
Se a escolha incluir softwarehouses que não são especializadas
no ramo de atuação da empresa, essas atenderão
parcialmente e, para adequar o sistema, farão orçamentos
de customização antes ou depois da compra. Sempre haverá
uma série de adaptações. Decidir baseado em 5 ou
6 opções que não atendem bem, vão levar
a um resultado ruim da mesma forma.
Se sua empresa tiver condições de contratar um serviço
de consultoria competente, isento e que possa fazer um trabalho de análise
e seleção, poderá encontrar alternativas que vão
melhor se adequar às atividades da sua empresa. Se não
puder fazer isso, o sucesso vai depender exclusivamente da atuação
do fornecedor do sistema. É um risco que terá de correr
e pagar pelo erro.
Um bom fornecedor de sistema vai se mostrar mais interessado em fazer
perguntas sobre suas necessidades do que falar das vantagens e dos recursos
do seu sistema. Os sistemas prontos para serem comercializados podem
ter customizações que conseguem ser feitas sem elevar
o custo de implantação, simplesmente alterando dados cadastrais.
Como o fornecedor é um profundo conhecedor do sistema que comercializa
apenas ele pode avaliar o quanto é adequado e pode se adaptar
às necessidades do comprador.
Se o fornecedor não submeter sua empresa a um longo interrogatório,
provavelmente vai deixá-lo correr o risco se o sistema é
adequado ou não, embora saiba que isso reverterá em insatisfação
no futuro. É uma visão imediatista de "vendedor".
Assim como sua empresa precisa vender, eles também têm
suas cotas e metas para atingir.
Para que sua empresa possa ter a certeza de sucesso, precisa saber o
que procura. Para isso, é fundamental que inicie o processo sem
pressa, com uma longa lista de suas necessidades e exija que o fornecedor
responda adequadamente cada item. Também, é essencial
que exija dele a indicação de alguns clientes para colher
informações. Mas tome cuidado, pois essas indicações
também podem estar preparadas como uma ferramenta de venda.